This Is Jamaica

Em “andanças” pela internet me deparei com três vídeos, que parecem ser retirados de algum documentário, falando sobre a Jamaica além da música. Aqueles que pensam que só de Reggae vive a pequena ilha, desconhece suas realidades. É bom mudar o foco as vezes e conhecer um pouco mais dessa incrível cultura. Os vídeos estão em inglês, mas vale a pena tentar entendê-los. Não consegui achar mais informações sobre o documentário, nem ao menos tenho certeza se o título é realmente “This Is Jamaica”.

A primeira parte, de forma geral, fala sobre as gangs Jamaicanas. A situação é bem parecida com as favelas brasileiras em que sãos os traficantes que regulam as leis locais, lá também, são elas (as gangs) que ditam as regras de alguns bairros ou regiões.

No vídeo é apresentada uma feira que turista nenhum conhece e arrisca de visitar, além disso, diz um pouco do comércio da maconha. Em teoria, pela legislação jamaicana, é ilegal o comércio da erva, mas não é bem isso que é apresentado! Por último, o host (apresentador), mostra um caso em que duas meninas de locais distintos, onde gangs diferentes atuam, e que, em teoria nunca teriam contato uma com a outra, passam a ser amigas através de um projeto que tenta resgatar os jovens dessa violência imposta através de um projeto que envolve música. O curioso é que o projeto tem o apoio das gangs!

No vídeo seguinte o a questão levantada é a do tráfico de drogas e como a Jamaica se tornou o maior ponto de tráfico no Caribe. Boa parte da cocaína que vai para a America do Norte e Europa, vinda do sul, passa pela ilha. Para demonstrar isso, é feita uma visita a um presídio local de mulheres, em que várias detentas, muitas de outros países, estão lá por tentar fazer esse comércio. Algumas são entrevistadas e narram suas experiências e como é estar na situação de prisioneira em um país estrangeiro. Outro ponto a ressaltar, enfatizado no vídeo, é que boa parte dessas mulheres são apenas fantoches dentro do tráfico de drogas.

Por último, os temas trágicos são deixados de lado e o apresentador vai à 2000 metros de altura em uma montanha onde é cultivado um dos cafés mais caros do mundo o Blue Mountain Coffee. Ele visita uma propriedade que cultiva essa raridade e entrevista o dono e alguns funcionários. O café dessa região é de difícil cultivo (e talvez por isso seja tão apreciado) por estar em um local onde a ocorrência de furacões se dá com certa regularidade.

Anúncios

0 Responses to “This Is Jamaica”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




estatística

  • 214,946 cliques

roodboss (t)


%d blogueiros gostam disto: