Qual a origem da palavra SKA?

Navegando aleatóriamente pela web, me deparei com esse fantástico vídeo  (em inglês) que trata da origem da palavra Ska. Além do tema ser interessante, outro atrativo são as entrevistas feitas com diversos artistas conhecidos, como King Stitt, Prince Buster, Byron Lee etc.

Não sei se entendi tudo certinho (inglês britânico eu já tenho dificuldade de entender, jamaicano então…), mas tento explicar. De forma resumida, quatro teorias são propostas, mas primeiro assista e depois leia ;).

1º: O Ska surgiu como uma onomatopéia para determinar o som feito pela guitarra. Segundo Norma Dodd, era assim que seu marido, Sir Coxone Dodd (dono e produtor do Studio One), reproduzia os beats de suas idéias para as canções.

2º: O termo teria vindo de Scat (outra terminologia musical) usada no jazz e que ficou famosa por Louis Armstrong. Scat é uma técnica de “cantar”/vocalizar usando sílabas embaralhadas e/ou palavras para respresentar o solo de um instrumento. Seria dessa influência do jazz que a palavra Ska teria surgido.

3º: O músico Cluet Johnson, amigo e integrante da banda de estúdio de Coxsone, saudava as pessoas usando o termoSkavoovie” e de acordo com algumas pessoas de Kingston teria sido dessa “gíria” que a palavra Ska veio para designar o ritmo.

4º:  De acordo com Prince Buster, Ska teria origem no nome de um amigo, chamado “Scatter“. Essa foi a teoria que eu entendi menos e não sei se ele disse mais alguma coisa a respeito, mas além de um nome, “scatter” também é usado em uma de suas músicas (“Shanty Town“) e significa dispersar (move).

Anúncios

0 Responses to “Qual a origem da palavra SKA?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




estatística

  • 214,484 cliques

roodboss (t)


%d blogueiros gostam disto: