Dub Echoes

Os brasileiros Bruno Natal(diretor do doc.) e Chico Dub(carioca, profundo conhecedor da música jamaicana)  lançam agora dia 10 de maio o tão aguardado documentário Dub Echoes na festa 100% dinamite em londres com participação de Don Letts. Festa fina. O documentário  de iniciativa independente busca explicar a importância da cultura sonora jamaicana sobre a musica atual seja a eletronica ou o dancehall. A evolução das sonoridades da ilha e suas formas de composição inusitadas e únicas(efeitos, timbres, etc). O filme tem duas partes, a “Dub” e a “Echoes”. Na primeira é explicada as origens do Dub na Jamaica, da cultura dos sound systems até os experimentos de King Tubby e Lee Perry com suas respectivas mini-biografias-dub e as prensagens dos dublates. Na segunda é mostrado os caminhos que o Dub percorreu pelo mundo, principalmente nos EUA e na Inglaterra, e a influência decisiva que teve e tem no rock com clash e p.i.l. e na música eletrônia(drum n’bass, trip hop, dubstep  e no Hip Hop). Sempre através de entrevistas com nomes expressivos em suas áreas musicais  dos períodos e gêneros abordados no filme.
O filme ainda conta com inúmeras participações de todo o mundo. De Lee Perry a Two many djs, passando pelos brasileiros da nação zumbi ao produtor Mário Caldato Jr, .de Roots Manuva a U-Roy, num total de mais de 40 entrevistados.  A trilha sonora original conta com os cariocas do digital dubs bem presente no início do filme. E bem boa!!!
Em site de torrent já é possível achar uma versão não finalizada do documentário. (essa versão não contém a trilha oroginal completa e conta com algumas entrevistas que no video final não entraram por cláusulas contractuais.
As entrevistas e fotos da jamaica antiga são o oro do doc. Muitas imagens legais e historias contadas por Lee perry ou U-roy por exemplo. Vários produtores jamaicanos que acompanharam o início do dub e toda sua influcência na musica da Terra. E produtores e músicos da atualidade falam como o dub influência em sua música e em sua vida.
O carioca Chico Dub é um profundo conhecedor da música jamaicana. Sua recheada coluna Jamaica Hi-Fi, publicada no site Radiola Urbana, é um prato cheio para quem têm interesse sobre o assunto. Seu blog, o Dub.blogger.com.br, também é repleto de informações e referências fundamentais para quem deseja desbravar o estilo.
ficadica.
jah bless.
Anúncios

4 Responses to “Dub Echoes”


  1. 2 rasfael 05/05/2009 às 19:40

    agora vou assisti-lo….

  2. 4 Ricardo Otto 11/05/2009 às 15:12

    Não conheço nada do trabalho desse Bruno Natal e do Chico Dub mas fiquei super curioso com isso do Dub Echoes. Nunca vi nenhum documentário sobre o fenômeno dub mas há sempre uma primeira vez também para isso, não é? Muito obrigado pela dica! E, já agora, eu também deixo aqui uma para quem curte ficar seguindo as novidades dub e os grandes clássicos que fizeram o gênero. Em http://cotonete.clix.pt/ você confere quilos de dub e todo o tipo de música. Vale mesmo a pena dar uma saltada!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




estatística

  • 214,484 cliques

roodboss (t)


%d blogueiros gostam disto: