Stanley Beckford

Eu procuro sempre ressaltar a beleza do Mento, precursor da música jamaicana “conhecida” e considerado o primeiro ritmo legítimo da ilha. Ao contrário do que possa parecer, ou pensarem, o Calypso era uma sonoridade da região do Caribe e não se restringia apenas a Jamaica. O mento nasceu no país e data do século XIX fundindo as tradições musicais européias e africanas. É um ritmo rural, interiorano, referido, até, como country entre os jamaicanos. Os instrumentos, inicialmente, eram rudimentares feitos de forma caseira, clarinetas e flautas de bambu eram muito comuns,  além da famosa rumba box.  Para exemplificar a sonoridade, procurei por alguns videos, 5 para ser mais exato. São vídeos de um show do Stanley Beckford, grande nome do Mento. Reparem no público, é impressionante a quantidade de pessoas que apreciam a boa música ;). Vale MUITO a pena assistir!

Stanley Beckford nasceu em 17 de fevereiro de 1942, orfão, cresceu em Kingston e como a maioria dos artistas jamaicanos, começou seu involvimento com a música por cantar na igreja. Beckford começou fazendo Reggae com “pitadas” de Mento, sua voz sempre teve um estilo meio country. Essa mistura foi chamada de “mento-reggae”. É curioso notar que ao contrário da maioria dos artistas, que tendem a “evoluir” suas sonoridades para o Reggae, Stanley migrou do desse ritmo para o Mento. Stanley Beckford morreu em 2007 vítima de um câncer de garganta.

Para aqueles que gostarem recomendo o donwload de um álbum disponibilizado aqui: Roots of Reggae From Jamaica do The Jolly Boys, um grupo de Mento muito bom e recomendadíssimo.

mais informações e fonte:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




estatística

  • 214,482 cliques

roodboss (t)


%d blogueiros gostam disto: