The Specials – The Specials (1979)

tchutoneDawning of a New Era

The Specials foi uma das maiores bandas de SKA do Reino Unido.  Ícone principal do chamado “SKA 2-Tone” (um revival do SKA jamaicano com influências do rock e pop inglês no final da década de 70) servindo de influência para as principais bandas de ska da nova geração. Em 2008 tivemos a excelente notícia de que eles estão de volta e aí vai um breve texto sobre a banda e um download esperto ;)

The Early Years

O embrião do que viria a se tornar os Specials surgiu em Coventry (UK) em 1977, quando Jerry Dammers, Horace penter, Lynval Golding, Silverton Hutchison e Tim Strickland formaram a banda “The Automatics”. Desde o ínicio faziam a fusão do punk com o ska e fizeram certo sucesso em Coventry e região. Posteriormente, o na época vocalista Tim Strickland foi substituido por Terry Hall e com a entrada do guitarrista “Roddy Byers” estava formada a “The Coventry Automatics A.K.A. The Specials”.

O tecladista Jerry Dammers então fez um grande trabalho de divulgação de sua banda no meio musical, distribuindo k-7’s sem muito sucesso. Até que ao conseguir um contato com roadies da “única banda que importa”. Em 78, a banda sai em turnê para fazer 2 shows com ninguem menos que “The Clash”. A banda chamou a atenção de Joe Strummer que abriu espaço para “The Specials A.K.A.” (nome que foi posteriormente adotado devido a outra banda inglesa em atividade q usava o nome de “The automatics”) que abriu os shows do Clash pelo resto da tour.

Acontece que os fãs do Clash não eram tão abertos a novos sons assim, a juventude punk inglesa (provavelmente drogada…) em algumas ocasiões chegou a vaiar a mistura reggae-punk do pessoal de Coventry e até a jogar latas no palco. Mas foi nesta turnê que ao Specials A.K.A. se juntou Nevile Staples, que a época trabalhava como roadie do Clash. Staples demonstrou talento na percussão e grande identificação com a banda, se tornando membro permanente do grupo no mesmo ano.

2-Tone

O tecladista e praticamente “dono” da banda, então realiza seu sonho: criar um selo dedicado ao estilo que a banda incorporou. Baseando-se nos rude-boys londrinos, adotaram a vestimenta e por meio de uma foto de Peter Tosh em um album dos Wailers, criou a logo internacionalmente famosa de seu novo selo o 2-Tone (ou two-tone)2-tonevspeter-tosh

Então, Jerry Dammers entra em contato com Rick Rogers (empresário do “Damned”) que coloca a banda em diversos shows em Londres, onde finalmente os “Specials” chamam a atenção de um grande número de gravadoras, entre elas a “Rolling Stone Records”. Porém, a maioria não dava a Jerry a autonomia para  seu selo, o 2-tone, o que inviabilizou vários contratos. Enfim, a banda assina com a Chrysalis Records um contrato de 10 singles por 1 ano pela 2-tone e 5 albuns dos Specials. A Chrysalis então gravou o single “Gangsters” (música baseada no clássico “Al Capone” de Prince Buster) e distribuiu ao lendário radialista John Peel e depois de uma turnê de 8 semanas pela Inglaterra, a banda chegava à 6ª posição nas paradas inglesas, se apresentando até no “Top of the Pops”. A 2-tone continuou crescendo, também assinando com bandas como “The Selecter” e “Madness”

The Specials

A banda então passa a figurar em festivais de música europeus, roubando a cena de bandas como The Police e The Cure. Em 79, a banda lança o single “A message to you Rudy”, clássico de Dandy Livingstone, com a participação de Rico Rodriguez, um dos maiores nomes do SKA de todos os tempos, junto com a composicão própria “Nite Klub”. Alguns meses depois lançam o album auto-entitulado, que é na minha opinião, o melhor album da banda. O disco chegou ao posto 7 de mais vendido na Inglaterra, consolidando a banda como um fenômeno musical. No mesmo ano aconteceu o primeiro “Two-Tone Tour” com os Specials, Selecter e Madness.

A tour foi um estrondoso sucesso, é claro, porém marcado por incidentes envolvendo o National Front que procurava recrutar pessoas do público para suas atividades de cunho nacionalista. Uma tremenda contradição, tendo-se em vista que o a banda promovia o intercâmbio cultural UK-Jamaica, assim como o selo que defendia a tolerância racial (o preto e o branco). A banda sempre deixou claro seu repúdio por tais correntes ideológicas e o apoio à cultura mod e tradicional skinhead. A banda lançou ainda diversos albuns, como o “More Specials” e o “Today’s Specials” (album repleto de versões muito interessantes) que são altamente recomendáveis. E alguns nem tanto… Mas com certeza, uma das maiores bandas do gênero e tê-los de volta em 2009 promete novos lançamentos e quem sabe uma turnê pelo Brasil (por favor!!!!!!!!!!)

Discografia
Além do auto-entitulado de 79, os Specials lançaram diversos outros albuns:

  • The Best Of The Specials (2008 )
  • Greatest Hits (2006 )
  • Ska’s Greatest Stars (2002)
  • The Very Best Of The Specials And Fun Boy Three (2001)
  • Conquering Ruler (2001 )
  • The Singles Collection (2000)
  • Ghost Town: Live at Montreaux Jazz Festival 1995 (1999)
  • Blue Plate Specials Live (1999)
  • Skinhead Girl (1999)
  • The Specials & Co. (1999)
  • Guilty ‘Til Proved Innocent! (1998)
  • Concrete Jungle (1998)
  • A Little Bit Me, A Little Bit You (1996)
  • Today’s Specials (1996)
  • Too Much Too Young: The Gold Collection (1996 )
  • In The Studio (1984)
  • More Specials (1980)
  • The Specials (1979)

  1. A message to you Rudy
  2. Do the dog
  3. It’s up to you
  4. Nite klub
  5. Doesn’t make it alright
  6. Concrete jungle
  7. Too hot
  8. Monkey man
  9. (Dawning of a) New era
  10. Blank expression
  11. Stupid Marriage
  12. Too much too young
  13. Little bitch
  14. You’re wondering now

DOWNLOAD (link retirado de Puzzle)

Album que contou com a produção de Elvis Costello, lindo! Obrigatório para todo fã de SKA!

Fontes:

Anúncios

10 Responses to “The Specials – The Specials (1979)”


  1. 1 gustassifon 22/12/2008 às 22:35

    excelente post feiozão =)
    bacana demais!

  2. 2 fael 02/03/2009 às 01:22

    bom mesmo. =)

  3. 3 Lei 05/08/2011 às 15:36

    seus feio, os links tão fora do ar!!!

  4. 4 gustássifon 18/08/2011 às 13:44

    Lei,

    Link atualizado!!! ;)

  5. 5 Roger Olivieri 26/01/2012 às 13:41

    Cool, man! Valew pelo link e pelas informações!

  6. 6 Carcará Intrigado 06/06/2012 às 23:08

    irado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!valeu!!!!!!!!!!!!!!

  7. 7 schizo 17/01/2013 às 11:24

    o link está fora de ar novamente.

  8. 8 Guerra 04/04/2013 às 08:51

    Link fora do ar…

  9. 10 eneas 11/11/2013 às 10:12

    muito bom mesmo..
    ]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




estatística

  • 214,626 cliques

roodboss (t)


%d blogueiros gostam disto: