Jackie Mitto – The Keyboard King

No dia 3 de março de 1948 nascia uma das figuras mais importantes para a música jamaicana, Donat Roy Mittoo ou Jackie Mitto, pianista e membro fundador dos Skatalites.

Jackie foi um pequeno prodígio, começou a aprender piano com sua avó que era professora e aos 4 anos já tocava com perfeição o instrumento!

ziociq

Jackie Mitto

Aos 13 anos Jackie começa a tocar R’n’B e Boogie Woggie profissionalmente e e, 1959 chama atenção de nada mais nada menos que Coxsone Dodd, dono do que viria a ser o estúdio mais importante da Jamaica, o Studio One, em 1963 quando Coxsone abre seu estúdio Jackie Mitto começa a gravar farias faixas para cantores, grupos vocais e dj’s. Futuramente Jackie se tornaria o principal compositor, pianista, arranjador e produtor do Studio One, gravando e compondo diariamente praticamente todas as faixas do Studio, Jackie gravou com vários artistas famosos da ilha, entre eles Alton Ellis, John Holt, Delroy Wilson e Bob Marley & The Wailers. Vários Riddims famosos foram compostos e gravados por Jackie.

Foi em 1964 que Jackie Mitto funda a maior banda de Ska da Jamaica, os Skatalites, após um tremendo sucesso a banda se separa e Jackie funda junto com Roland Alphonso os Soul Vendors. A banda estourou na Inglaterra, foram considerados os embaixadores da musica jamaicana quando excursionaram no ano de 1967 pelo Reino Unido. Mesmo com a fama dos Soul Vendors Jackie continuava compondo para a Studio One e foi um dos grandes responsáveis para o surgimento do Reggae.

Em 1969 Mitto se muda para o Canadá, mas continua trabalhando e fazendo turnês pela Jamaica com Byron Lee and the Dragonaires e futuramente com os Skatalites na volta da banda.

Mitto foi um dos grandes apoiadores do reggae não jamaicano, ajudando bandas como os Ingleses do UB40, ele chegou a fazer uma turnê com a banda em 1985.

Jacki Mitto faleceu em 1990 vitima de um câncer, mas com certeza deixou sua marca na historia da musica.

O disco que vou postar dele é uma coletânea com algumas de suas gravações na Studio One, são 14 musicas instrumentais e uma com vocal (Summer Breeze). O disco passa por vários ritmos como ska, Reggae e o Funk Reggae que era a marca registrada de Jackie. Minhas muscias preferidas do álbum são: Oboe, Summer Breeze, Drum Song e Darker Shade of Black

mittoo_jack_jackiemit_101b1

DOWNLOAD

Anúncios

0 Responses to “Jackie Mitto – The Keyboard King”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




estatística

  • 214,613 cliques

roodboss (t)


%d blogueiros gostam disto: